DESCONTO - Como ter certeza que sua empresa não terá prejuízo?

28 de abril de 2020
 - por Cláudia Baraúna
Essa é uma dúvida muito comum...

Muitas vezes, em negociações com clientes, o(a) empreendedor(a) se vê na posição de ceder para fechar a venda e concede descontos ou gratuidades que podem fazer com que a empresa tenha prejuízo. 

Os descontos podem ser armadilhas para as empresas e a dúvida na sua aplicação acontece porque não existe a certeza dos gastos envolvidos na venda. E, se você tiver alguma dúvida, não dê o desconto.

Para solucionar a dúvida na hora de ser questionado por descontos, o(a) empreendedor(a) precisa ter sua estratégia de PRECIFICAÇÃO estruturada. Só assim terá segurança para definir se pode ou não conceder o desconto na venda. 

Os descontos devem ser concedidos de forma estratégica, que beneficie o cliente, mas nunca se esquecendo da empresa. Precisa ser uma relação “ganha-ganha”, uma via de mão dupla.

As estratégias de descontos mais comuns são: 

- Frete grátis acima de “X” reais em compras
- Kits ou combos com valores diferenciados
- Acelerar a venda de estoque parado
- Lançamentos

Existem diversas estratégias de vendas, mas se você não souber a composição dos gastos da sua empresa, não conseguirá caminhar pelas estratégias, que dependem de você conhecer cada linha dos gastos que envolvem seu negócio.

A correta composição do preço deve considerar: 

CUSTOS + DESPESAS + LUCRO = PREÇO DE VENDA


CUSTOS são os gastos diretos para produzir o produto ou serviço. Por exemplo: material, mão-de-obra.
DESPESAS FIXAS são os gastos para manter o negócio funcionando. Por exemplo: água, internet, aluguel, telefone, etc.
DESPESAS VARIÁVEIS são aquelas que aumentam ou diminuem conforme o volume de venda. Por exemplo: taxa de cartão de crédito.
LUCRO é o quanto você deseja “colocar no bolso da sua empresa”.


Se a estratégia de venda do seu negócio inclui a concessão de descontos, a alternativa mais inteligente é ESTRUTURAR sua precificação. Dominá-la! Só assim você conseguirá proteger o seu LUCRO!