7 Indicadores para medir o sucesso do seu negócio

18 de maio de 2020
 - por Cláudia Baraúna

Dizemos que uma pessoa é bem-sucedida nos negócios quando ela obtém um resultado positivo, e só é possível identificar esse sucesso medindo de qual ponto se partiu e para qual ponto se quer chegar.


O braço direito de qualquer negócio de sucesso é a área financeira!


Ela serve como uma bússola, medindo se as ações da empresa estão encaminhando para o resultado esperado. Cada ação realizada movimenta o ponteiro da bússola, ou seja, muda a direção de onde vai chegar.

As ações podem ser várias como, por exemplo, estratégias de marketing, redução de custos, definição do preço de venda, etc.

Para auxiliar o empreendedor a mensurar o resultado das ações, existem os indicadores de desempenho, que identificam após cada ação tomada para onde indicou o ponteiro da bússola. Por exemplo, se após a ação de marketing a empresa obteve mais ou menos venda, se após a redução de um dos custos houve aumento efetivo no percentual de lucro de cada venda e muitas outras situações.


Existem diversos indicadores e a escolha de um deles depende de qual dado você precisar medir em cada situação. Alguns exemplos de indicadores essenciais que te auxiliam nas métricas do sucesso:



Margem Bruta: é o resultado do preço de venda menos impostos de venda e custos diretos para produzir o produto ou serviço  ( = preço de venda – impostos de vendas – custos ).


Margem Liquida: é o resultado após pagar impostos sobre vendas, custos e despesas, o que efetivamente sobra após pagar tudo ( = resultado – impostos de vendas – custos – despesas ).


Fluxo de Caixa: esse indicador dá a noção exata de quanto a empresa está recebendo e gastando.

Um mal controle do fluxo tem sido um dos principais motivos da falência de muitas empresas.


Controle Orçamentário: analisa se o os custos e despesas estão dentro do esperado ao longo do tempo.


Margem de Contribuição: representa o quanto da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro.


Ponto de Equilíbrio: mede o volume de venda necessária para pagar os gastos da empresa.


Retorno sobre Investimento: muitas pessoas têm medo de fazer essa conta, mas é esse indicador que vai te responder se a empresa é viável ou não.



É o conjunto das ações que leva a empresa ao resultado esperado.


Para saber se o seu negócio está no caminho que te leva ao sucesso, você precisa mensurar, precisa medir e, caso uma ação não tenha atingido o resultado esperado, precisará definir ações corretivas que volte o ponteiro da sua bússola para onde quer chegar.


Vale lembrar que, os indicadores só funcionam quando alinhados com a estratégia da empresa, e quando se está disposto a separar um tempo na rotina da empresa para acompanhá-los.